Como ensinar o cachorro a deitar e rolar: veja o passo a passo simples

Ensinar comandos aos cães é muito benéfico para o desenvolvimento animal. Confira os métodos de como ensinar o cachorro a deitar ou rolar

A maioria das pessoas que têm um cãozinho em casa, já sentiu a vontade de ensinar alguns truques para o peludo. Além de sentar e dar a pata, existem vários outros comandos bastante divertidos que os pets podem aprender, como deitar ou rolar.

No entanto, por mais legal que sejam esses truques, nem sempre é fácil fazer com que os cães os executem, principalmente se o bichinho em questão for teimoso e não muito disposto a aprender.

Se o cachorro começa a treinar os comandos quando ainda é filhote, as chances dele aprender e executar de maneira correta são ainda maiores. Mas se o seu cãozinho já for adulto, não se preocupe, ensiná-lo a deitar ou rolar não será impossível, apenas exigirá mais tempo e paciência.

Confira um passo a passo de como ensinar o cachorro a deitar ou rolar. Ao longo do texto vamos dar também algumas dicas para você ensinar os comandos para o pet. Acompanhe até o final!

Como ensinar o cachorro a deitar

Filhote de Kuvasz deitado
  1. Antes de começar a ensinar o cachorro a deitar, garanta que o peludo já saiba sentar;
  2. Pegue um dos petiscos e fique segurando na mão direita, mas é importante que sua mão fique no alto e parada;
  3. Peça para o cachorro sentar;
  4. Com o cachorro sentado, deixe o petisco no nível do chão até que o cachorro deite;
  5. Ele deverá seguir a sua mão e conseguir deitar. Faça isso reforçando o comando “deita” e “fica”;
  6. Se ele obedecer, recompense com o petisco e carinho.

Método para ensinar o cachorro a rolar

shihtzu deitado com barriga pra cima

Além de deitar, um ensinamento muito divertido é para o cão rolar no chão. Os comandos são semelhantes ao de ensinar o cachorro a deitar. Veja:

  1. Antes de começar a ensinar o cachorro a rolar, garanta que o peludo já saiba deitar;
  2. Pegue um dos petiscos e fique segurando na mão direita, mas é importante que sua mão fique no alto e parada;
  3. Quando o cão já estiver deitado, você deverá mover sua mão para o lado, por cima do ombro do pet. Faça esse movimento incentivando que o cãozinho role – deixar ele cheirar o petisco pode ajudar.
  4. Caso ele consiga fazer o exercício, o recompense com petiscos e carinho.

Dicas para ensinar o cachorro a deitar e rolar

Paciência

Pode até parecer bobagem tocar nesse ponto, mas a paciência é a chave do sucesso quando o assunto é ensinar os cães a executarem comandos. É muito importante o tutor ter em mente que alguns cães aprendem mais rápido do que outros, pois tem uma inteligência maior, como o border collie ou o pastor alemão. Já algumas outras raças, como o pug ou o shih tzu vão exigir mais tempo e paciência por parte do tutor, pois essas raças chinesas são bem teimosas e cheias de vontade!

Jamais grite ou brigue com o cachorro

Se você quer que o seu cãozinho consiga rolar e deitar, é muito importante que você não brigue ou grite com ele durante o processo. Se ele associar o momento a algo ruim, será muito difícil que ele queira executar os comandos, pois ficará assustado e com medo. Por isso, se ele não estiver te obedecendo ou não conseguindo executar os comandos, pare e tente outra hora.

Evite treinos longos

Para o cachorro aprender os comandos, é muito importante sempre procurar treinar com ele os truques. No entanto, os treinos não devem ultrapassar 15 minutos, pois cansado, o cachorro poderá executar pouca coisa. Uma boa dica é dividir e fazer quatro treinos de 15 minutos ao longo do dia, com um bom espaço entre eles. Dessa maneira, nem você e nem o pet ficarão cansados.

Petiscos!

Além da paciência, os petiscos são indispensáveis na hora de ensinar o comando para os cães, pois são eles que serão os principais incentivadores dos peludos. Logo, tenha ao lado alguns dos petiscos favoritos do seu amigo de quarto patas. Acredite, seu cãozinho irá fazer de tudo para degustá-los, inclusive deitar e rolar.

Carinho!

Os reforços positivos são muito importantes, logo, não economize nos carinhos e também nos elogios ao seu pet, mesmo que ele não consiga executar os comandos nos primeiros momentos. Cães são animais muito leais aos seus donos e é muito importante para eles, saber que estão agradando quem amam.

Gostou? Compartilhe nos comentários se o seu cachorro já consegue obedecer esses comandos!

Comentários