Cachorro pode comer palmito? Saiba como pode ser dado

Os cachorros podem comer palmito, desde que seja em quantidade moderada e in natura. Aprenda como preparar e saiba os benefícios

Será que o palmito é saudável e benéfico para a saúde dos cães? Esse vegetal é um dos alimentos mais consumidos no país, presente em saladas e diversos tipos de pratos. E além de ser saboroso e baixo em calorias, palmito é considerado um alimento saudável para os humanos, pois é rico em fibras, proteínas, ferro, manganês, vitamina C, ácido fólico e muito mais. No entanto, é preciso estar atento ao que os cachorros podem comer. Por isso, acompanhe o texto e tire suas dúvidas.

Afinal, os cães podem comer palmito?

O cachorros podem comer o palmito, o vegetal que é, na verdade, o núcleo interno de uma palmeira. Mas é importante que seja oferecido in natura e de maneira moderada, cerca de apenas 50 gramas de palmito por semana, pois esse vegetal vem em conserva, logo, pode conter uma alta quantidade de sódio e outros tipos de conservante.

O melhor palmito a ser oferecido para os nossos peludos é o picado, no entanto, se o seu cão for de grande porte, você pode comprar inteiro e cortar em pedaços maiores. O famoso “macarrão” de palmito deve ser evitado, pois os cães podem facilmente engasgar devido ao formato.

Outro ponto importante é nunca refogar o palmito com temperos, pois a maioria deles é tóxico para os cães. Além disso, após comprar o palmito em conversa no mercado, lave-o bem para tirar o máximo de sódio que conseguir do vegetal. O sódio é um grande inimigo dos cães e pode causar diversas complicações como inchaço e a pressão alta.

E não se esqueça que os peludos precisam de uma boa quantidade de proteína diária para se manterem saudáveis, logo, nada de usar o palmito como substituição de uma fonte de proteína. O palmito pode ser apenas um acompanhamento ou petisco.

Quais são os benefícios do palmito para os cães?

Devido ao alto nível de potássio presente no palmito, desde que seja oferecido de maneira moderada, esse vegetal acaba ajudando no controle da pressão arterial, sendo excelente para ajudar na saúde do coração. Além disso, o palmito tem um nível de carboidrato muito baixo, sendo uma boa opção de petisco para cães obesos ou diabéticos. E por fim, o alto nível de magnésio também presente nesse vegetal pode melhorar a função cerebral e deixar o seu cão mais feliz.

No entanto, antes de incluir o palmito de vez na alimentação do seu amigo de quatro patas, converse com um veterinário primeiro. Por mais benéfico que seja, o palmito ainda sim pode causar alergias no pet e pode ser que não seja um alimento indicado para seu cachorro. Todo cuidado é necessário quando o assunto é a alimentação dos cães!

Comentários