Cachorro pode comer carne de porco? É essencial saber a forma correta de preparo

Os cães podem comer carne de porco, desde que seja preparada de forma correta. Entenda como inserir o alimento na dieta canina.
cachorro olhando um prato de carnes cruas

Se você inclui na dieta do seu cachorro fontes de proteína animal como a carne vermelha ou o frango, provavelmente o seu peludo segue o estilo de alimentação natural. O lado positivo desse estilo de dieta, é que o tutor pode diversificar sempre o que oferece para o bichinho, além dele poder ter uma alimentação mais saudável e benéfica.

Mas na hora de variar o cardápio do pet, é muito importante verificar primeiro se ele pode consumir aquele alimento. Como por exemplo, a carne de porco. Será que essa fonte de proteína é realmente a melhor opção para os nossos amigos de quatro patas? Descubra!

Cães podem comer carne de porco?

Sim, os cães podem comer a carne de porco, mas jamais pode estar crua ou mal cozida. Além disso, só pode ser oferecida para os cães em média duas vezes na semana. Devido à alta quantidade de gordura que contém, a carne de porco crua pode causar indigestão e inflamação do pâncreas.

Comer carne de porco crua ou mal cozida não é seguro para os cães, como também não é para humanos, devido às larvas do parasita trichinella spiralis, que podem causar infecção conhecida como triquinose. A infecção por trichinella spiralis pode causar os seguintes sintomas:

  • Dor de estômago;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Febre elevada;
  • Letargia;
  • Inflamação muscular;
  • Dor e rigidez.

Todo cuidado é necessário e também é importante que você não use nenhum tempero para preparar a carne, sendo tolerado apenas algumas pitadas de sal e gotas de limão.

Cães podem comer bacon e presunto?

Ao saber que os cães podem comer carne de porco, muitos tutores acreditam que eles também podem consumir bacon e presunto. E na realidade, não podem. Embora sejam carne de porco, o presunto e o bacon possuem diferenças no processo de fabricação que podem ser perigosos.

O bacon é um alimento muito rico e gorduroso, com alto teor de sal, que pode ser pesado para o estômago de seu cão. Comer uma grande quantidade pode causar pancreatite e até ser fatal. O presunto também tem um teor perigosamente alto de sal e até mesmo açúcar, logo, não deve ser oferecido ao peludo.


Comentários