ONG de animais: o que são e como contribuir com essas instituições?

Entenda o que são as ONGs de animais, qual a importância dessas instituições, como contribuir e saber se são confiáveis
cachorro em abrigo com voluntário

Os amantes de pets sabem que nem todo cachorro tem acesso a um lar seguro e a uma vida digna. Muitos vivem nas ruas, em situações de fome e abandono. E, mesmo aqueles que têm uma casa, podem sofrer maus-tratos dos tutores, agressões e viver em situações precárias.

Para reduzir ambos os problemas, existem as ONGs de animais espalhadas por todo o mundo. Nesse artigo, vamos entender como essas organizações funcionam, qual é a importância de se tornar um voluntário, e ainda, saber quais delas são confiáveis. Confira!

O que é uma ONG de animais e qual a sua importância?

As Organizações não Governamentais (ONGs) de animais são organizações sem fins lucrativos, que têm como principal objetivo resgatar tanto animais em situação de rua, quanto em situação de maus-tratos. Essas instituições também os mantêm seguros até que sejam adotados por tutores responsáveis, capazes de proporcionar um lar amoroso e uma vida saudável.

O resgate dos cães de rua serve, não apenas para salvar vidas, mas para evitar o aumento do número de bichinhos nessa situação. Isto é, quando o cão nasce na rua ou é abandonado antes da castração, os cruzamentos ocorrem sem controle, gerando cada vez mais filhotes para viverem em condições precárias.

As ONGs também atuam quando recebem denúncias de maus tratos. Seja por manter o cão acorrentado dia e noite, negligenciar doenças, não proporcionar água e comida ou utilizar a procriação dos pets como forma de lucro de maneira exploradora. Essas são algumas das intervenções das organizações, entre tantas outras situações que prejudicam a saúde física e mental dos animais.

Como é possível contribuir com uma ONG de animais?

mulher brincando com cães de abrigo

Levando em consideração que as ONGs de animais funcionam como abrigo para animais em situações precárias, significa que elas possuem gastos com castração, cirurgias de emergência, alimentação e manutenção do espaço dos pets.

Além disso, essas organizações precisam de pessoas para cuidarem dos cães, seja alimentando, mantendo a higiene ou lidando com cães com dificuldade para socializar ou confiar, por terem passado por lares agressivos e situações traumáticas.

A sigla ONG significa organização não-governamental, ou seja, essas instituições não recebem apoio financeiro do governo. Assim, se sustentam com doações e trabalho voluntário. Por isso, as ONGs de animais não recusam ajuda e algumas das contribuições possíveis são:

  • Adoção de cães resgatados.
  • Doação de dinheiro, remédios, ração, camas, cobertores, brinquedos e itens de higiene.
  • Trabalho voluntário, para resgatar, cuidar ou passar tempo com os cães.
  • Apadrinhar um cão de forma simbólica, arcando com as despesas e gastos dele.
  • Caso a ONG não possa abrigar mais cães, realizar uma adoção temporária, até que o cão seja adotado definitivamente.
  • Participação e contribuição em eventos beneficentes.
  • Divulgação da ONG, a fim de atingir mais pessoas dispostas a ajudar.

Como saber se uma ONG de animais é confiável?

Agora já está claro como é importante contribuir com ONGs e como elas podem salvar a vida de tantos cães. Contudo, existem pessoas desonestas tentando tirar proveito mesmo em situações delicadas como essa. Dessa forma, o tutor deve estar atento a alguns detalhes, que revelarão se a organização é confiável ou não. Veja:

  • Conheça o trabalho realizado: procure saber como os resgastes e as adoções são feitas.
  • Procure por resultados e prestações de contas: certifique-se de que as doações em dinheiro são convertidas em serviços e produtos.
  • Visite o local: conheça o espaço em que os animais ficam.
  • Conheça os responsáveis: saiba quem está por trás das ações e quais valores quer passar através da ONG.
  • Use a internet: as redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação, e através delas, é possível acompanhar o progresso da ONG.

Comentários