Tosa Schnauzer: 4 tipos de corte indicados para essa raça

Fazer a tosa adequada para o schnauzer é fundamental para não tirar a caracterísitica da raça. Veja os tipos de corte!
Schnauzer miniatura

O schnauzer é um cãozinho conhecido por sua personalidade doce, gentil e muito companheira. Mas não se pode negar que a sua pelagem também chama bastante atenção, contribuindo ainda mais para a sua personalidade quando o assunto são cães de raça. E desde filhote, o schnauzer apresenta uma pelagem bastante abundante que requer vários cuidados, principalmente a limpeza e a tosa.

A tosa auxilia não apenas na rotina de higiene do cãozinho, como também faz com que o pet se sinta mais confortável para andar, brincar e até mesmo respirar em dias excessivamente quentes. Por isso, é muito importante que além de conhecer as tosas estéticas, o tutor também conheça as opções de tosas higiênica para o schnauzer. Ficou com vontade de saber todas as opções de corte para o seu pet? Acompanhe o artigo até o final!

Tipos de tosa para schnauzer

Personalidade do Schnauzer

1. Tosa original

Como o nome diz, a tosa original tende a preservar o formato característico do pelo do schnauzer. Para fazer esse tipo de tosa, você deve manter os pelos da cabeça, pescoço e corpo um pouco mais curtos do que eles são de forma natural. Logo, toda a pelagem do animal é apenas aparada com uma tesoura. Esse corte exige que o tutor do schnauzer escove pelo menos duas vezes na semana, para evitar nós. A tosa original é a mais recomendada para o inverno, pois ela faz com que o animal não sinta frio.

2. Tosa filhote

A tosa filhote pode ser feita nos pequenos peludos como também nos adultos. Esse tipo de tosa dá ao schnauzer uma aparência muito fofa, logo, muitos tutores optam por esse corte. Para essa tosa, o pelo do schnauzer deve ser cortado com o mesmo comprimento em todo o corpo, por volta de 2 a 3 centímetros com uma máquina específica. Já os pelos do rosto são aparados com uma tesoura.

Essa tosa é muito recomendada para ser feita no verão, pois ela tira o excesso dos pelos de maneira considerável, deixando o animal mais confortável. Além disso, os schnauzers tem um pelo longo e liso, logo, acaba existindo uma tendência em formar nós e esse tipo de tosa pode ser a solução.

3. Tosa carneirinho

Na tosa carneirinho, todo o pelo do animal é tosado com uma máquina quase zero, ficando bem curto. Esse tipo de tosa torna a vida dos tutores mais prática, pois os nós não vão mais ser um problema. No entanto, a tosa carneirinho tem objetivos estéticos, logo, ela não vai ajudar muito na higiene do animal, apesar de diminuir a quantidade de escovação diária. Além disso, esse tipo de corte é recomendado apenas no verão, pois no inverno o animal precisa dos seus pelos para se proteger do frio.

4. Tosa verão

A tosa verão parece muito com a carneirinho, mas não é para a finalidade estética, ela visa apenas proporcionar para o cãozinho mais conforto nos dias mais quentes. Nesse corte, o profissional deverá usar uma máquina, deixando o pelo do schnauzer com cerca de meio centímetro em todo o corpo. Essa tosa ainda evita que o tutor precise escovar o pelo do animal, o que facilita bastante. Além disso, a queda de pelo pode ser reduzida a zero com essa tosa.

Comentários