Suco de quiabo para cachorro: realmente vale a pena oferecer? Veja os riscos

Tenha cuidado ao oferecer suco de quiabo para cachorro. Em excesso, pode causar mal estar no pet. Entenda melhor!

quiabo para cachorro

O quiabo é um vegetal muito popular na culinária brasileira, estando em presente em diversos pratos. Por isso, alguns tutores se questionam se os cães podem comê-lo, principalmente em forma de suco, pois é dito que o suco de quiabo pode curar doenças nos pets.

Mas será que isso realmente é verdade e será mesmo que os cães podem fazer o consumo do suco de quiabo? Por mais que seja pobre em calorias e rico em fibras e magnésio, é importante estar atento ao fato de que o vegetal em excesso pode causar diarreia e cólicas no animal. Por isso, para descobrir mais sobre o assunto, continue acompanhando o artigo até o final. Vamos lá!

Os cães podem tomar suco de quiabo?

Sim, cachorro pode tomar suco de quiabo, assim como podem saborear o vegetal de outras maneiras. Mas é importante salientar que os veterinários não recomendam a bebida devido aos efeitos colaterais causados pelo suco. Mais de 50 ml podem favorecer a diarreia e cólicas abdominais fortes no cachorro.

Por isso, é importante reavaliar se existe realmente a necessidade do animal fazer o consumo do suco de quiabo. Se sua ideia é melhorar o funcionamento do intestino dele, opte em colocar cerca de 20 a 30 gramas de quiabo cozido por semana na dieta do pet.

Além disso, a maioria dos cães não gostam muito do vegetal como suco, logo, pode ser difícil fazer com que o seu cachorro beba de bom grado. Sendo assim, a melhor maneira de oferecer o quiabo para os cães é cozido no vapor, pois retira o excesso de baba comum do vegetal, ficando mais saboroso e atrativo para o animal.

Como fazer suco de quiabo para cachorro?

O preparo do suco de quiabo é bastante rápido e prático. Você vai precisar apenas de 3 quiabos e 250 ml de água filtrada. Lave bem o quiabo e coloque-o partido em rodelas grandes no liquidificador junto com a água e bata por cerca de dois minutos.

O suco deve ser feito e consumido na hora, logo, nada de guardar na geladeira para oferecer depois para o peludo. Guardá-lo na geladeira por mais de uma hora, faz com que o suco fique com um gosto ruim e perca as suas propriedades.

Suco de quiabo para cinomose e parvovirose

Em 2018, o suco de quiabo viralizou nas redes sociais, pois algumas pessoas afirmaram que poderia ser um remédio natural e milagroso para curar os cães da cinomose e da parvovirose. Porém, na realidade, essa bebida não cura o animal dessas duas doenças e oferecer em excesso pode acabar causando mal estar no cachorro.

É importante salientar que a cinomose é uma doença muito difícil de ser tratada e poucos cães conseguem ser curados do quadro. Diante disso, não existe nenhuma comprovação científica de que há tratamento ou remédio natural que possa fazer com que o cachorro se recupere da cinomose e parvovirose com o suco de quiabo.

Além disso, essas são doenças que causam danos neurológicos graves no animal, por isso, é importante buscar fazer um tratamento adequado junto ao veterinário. O quiabo pode ser, no máximo, uma comida de suporte e pode ser oferecido cozido junto com proteínas para variar a dieta do animal.

Cuidado! Os cães com suspeita de doenças como cinomose e parvovirose precisam de tratamento veterinário de maneira imediata e não devem ser tratados em casa com sucos e outros tipos de medicações caseiras.

Benefícios do quiabo para os cães

Agora que você já sabe que o suco não é a melhor forma de oferecer o quiabo para os cães, nada te impede de adicioná-lo cozido na dieta do pet. Afinal, o quiabo é um vegetal rico em benefícios e pobre em calorias. Para você ter uma ideia, o quiabo possui vitamina A, B1, B2, C, minerais, cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, ácido nicotínico e sódio e uma quantidade significativa de fibras. Além disso, ele pode melhorar o trânsito intestinal e ajudar no controle do açúcar no sangue.

Mas lembre-se sempre que ao optar por uma dieta natural rica em proteínas, verduras e legumes, é importante conversar com um veterinário para que ele monte um cardápio adequado para o seu cachorro, pois as quantidades podem variar muito de acordo com o porte e as necessidades alimentares do animal. Além disso, o cãozinho pode apresentar alergias ao quiabo. Todo cuidado é importante nessa hora!

Comentários