Por que os cães gostam tanto de ficar no sol?

Os cães adoram sol e ele traz diversos benefícios, no entanto, alguns cuidados são necessários para que o pet aproveite da melhor maneira
Cachorro da raça Bulldog Inglês

Se você acompanha a rotina do seu cãozinho de perto, provavelmente já notou que os peludos gostam de ficar bastante tempo tomando sol. A atividade é bastante saudável e traz diversos benefícios para a saúde física e mental dos cães. O sol é tão benéfico para os animais, que pode ajudar até mesmo no combate a doenças como a depressão e ansiedade. Você sabia disso?

Além disso, os cachorros gostam de se aquecer no sol nos dias mais frios. Logo, até mesmo aqueles que vivem em apartamentos, buscam uma pequena fresta de sol em alguma janela da casa. Por meio dos raios solares, os cães conseguem absorver a vitamina D, que é essencial para que o organismo deles funcione de maneira plena.

Alguns tutores infelizmente associam o sol apenas a malefícios, devido ao câncer de pele causado pela radiação UV. No entanto, essa radiação não é só benéfica para os animais como também para toda a vida na terra. Por isso, protegendo o seu animal de maneira correta e colocando-o para tomar sol nos horários mais amenos, só vai trazer benefícios para o seu pet. Não tenha medo e deixe-o aproveitar o sol.

Mas neste artigo nós vamos te contar vários outros motivos que fazem com que os cãezinhos sejam tão apegados a luz do sol. Explicaremos também vários outros diversos benefícios que o sol pode trazer para o seu amigo peludo. E no final, te daremos algumas dicas para você fazer com que o seu cãozinho aproveite a luz do sol da maneira mais saudável possível. Acompanhe até o final! 

5 principais motivos que fazem com que os cães gostem do sol 

1 – O sol alivia a depressão 

A depressão não é um problema que afeta apenas os humanos, os cães também podem ter sentimentos de tristeza e desânimo profundos. Logo, o sol pode ser um grande aliado para ajudar os pets a combaterem a doença. O sol automaticamente consegue melhorar o estado de ânimo dos cães, os deixando mais felizes e animados, por isso ele é tão importante.

Além disso, o sol consegue estimular a produção de serotonina no organismo dos animais, que age como um antidepressivo natural, por ser um neurotransmissor que gera a sensação de felicidade. Por isso, nunca impeça o seu cachorro de tomar sol, se ele está ali, é porque ele realmente precisa dos benefícios trazidos pelos raios solares. 

2 – O sol melhora a qualidade de sono dos cães

Se o seu cãozinho dorme a noite inteira ou tira longos cochilos durante o dia, o sol pode ser o principal responsável por isso. Ele ajuda no sono dos peludos devido à segregação de melatonina, um composto químico essencial para ajudar os animais a terem um melhor equilíbrio emocional. Além disso, a melatonina ajuda os animais a relaxarem e se sentirem mais saudáveis, logo, também auxiliam muito no sono. Por isso eles gostam tanto!

3 – O sol protege os cães dos ácaros 

O sol ajuda na prevenção de várias doenças que acometem os cães, principalmente as doenças de pele, como a sarna. Isso acontece pois os ácaros, bactérias e alguns parasitas são muito sensíveis ao sol, logo, não gostam de receber a luz solar e acabam morrendo. E mesmo não entendendo tudo, o cachorro tem o entendimento de que o sol pode diminuir as coceiras causadas por essas mazelas, por isso ele gosta dos raios solares.

Mas é importante salientar que apenas o sol não é suficiente. O tutor deve procurar usar medicamentos antiparasitários, como shampoos e coleiras. Os cuidados com a higiene do animal e também do ambiente onde ele vive, são muito importantes para combater os parasitas que podem atingir a saúde do animal.

4 – Absorção de vitamina D

Como dito anteriormente, um dos principais benefícios que o sol pode trazer é justamente a vitamina D. A vitamina D é um nutriente muito importante que ajuda no bom funcionamento do organismo dos cães, ele garante que os ossos e dentes dos pets permaneçam sempre fortes. Além disso, ela ajuda a garantir a boa saúde e evitar doenças cardíacas. Ela é armazenada do tecido adiposo do animal, auxiliando na absorção de cálcio e fósforo, por isso ela ajuda no combate de problemas ósseos nos cães. 

Como fazer o cãozinho tomar sol de maneira saudável 

O sol traz diversos benefícios para os cães, desde o combate a depressão até o alívio de dores musculares. No entanto, para que o seu pet absorva todos os benefícios do sol de maneira saudável, alguns cuidados são necessários.

Infelizmente o sol pode causar câncer de pele nos pets e até mesmo queimaduras. Logo, o tutor deve ficar atento para garantir a segurança do peludo. 

O principal cuidado para com o sol, é o horário em que você escolhe para deixar o seu cão exposto. Horários como o 12h são perigosos, pois nesse período o sol está mais próximo e liberando muitos raios UV.

Por isso, é importante que você deixe o seu cãozinho exposto ao sol no início da manhã, de 7h às 10h, e no período da tarde, a partir das 16h . Horários inapropriados podem até mesmo causar queimaduras e hipertermia no animal. 

Hoje existem filtros solares especiais e exclusivos para os cães, logo, se você deseja uma proteção extra, o produto pode ser uma boa solução. Você pode usar o filtro solar onde o animal tem menos pelo, pois essas áreas são mais afetadas e sensíveis, como as orelhas, focinho e a barriga.

Tomando todos esses cuidados, você pode deixar o seu pet aproveitar o banho de sol. E atenção: o cuidado no verão deve ser redobrado pois os dias costumam ser mais quentes. 

Sabendo de todos esses benefícios, leve diariamente o seu cãozinho para tomar sol. Dessa maneira, você mantém os níveis de vitamina D do organismo dele na medida ideal. Além disso, o sol também pode trazer benefícios para você. Tome os cuidados necessários e vá aproveitar o dia ao lado do seu amigo peludo!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *