Tosa Poodle: 6 cortes indicados para o pelo da raça

Higiene e cuidado são essenciais. Separamos opções de tosa que são indicadas para a raça poodle e quando optar por cada uma delas. Veja!
Pessoa tosando um poodle branco com uma tesoura

Ah, a pelagem dos poodles! Além da inteligência e fofura, essa raça também é muito conhecida por seus pelos brancos, enrolados e irresistíveis. A quantidade de pelo que o poodle tem possibilita que o tutor opte por diversos tipos de tosa.

Quando o assunto é aparar os pelos desse cãozinho, o tutor não deve se atentar apenas ao corte mais charmoso, mas também é importante levar em consideração qual deixará o animal mais confortável e saudável. Por isso, existem tosas higiênicas e outras para determinadas épocas do ano, como inverno ou verão.

E se você ficou curioso para saber quais são as opções de tosa disponíveis para os cães da raça poodle, este artigo é para você. Ao longo do texto mostraremos todas as possibilidades de cortes e quando cada uma pode ser feita. Para ficar por dentro, acompanhe até o final!

Tipos de tosa para poodle

Poodle branco

1. Tosa para bebês

A tosa bebê é aquela em que os pelos são apenas aparados com a tesoura, principalmente na região do rosto do animal. É indicada principalmente para os períodos de inverno, pois ela mantém o volume do pelo, garantindo ao bichinho que ele se mantenha aquecido. E mesmo que esse corte se chame “tosa para bebês”, ele pode ser feita em qualquer fase da vida do poodle.

2. Corte kennel

Essa é o tipo de tosa mais famosa e feita em todos os pet shops quando o assunto é a pelagem dos poodles. O corte kennel é clássico e também é feito apenas com a tesoura. No entanto, nesse penteado, a pelagem do animal fica bem mais curta e os pelos encaracolados do poodle acabam sumindo um pouco. Os pelos são aparados por todo o corpo, no entanto, no rosto, patas, topete, orelha e também na ponta do rabo, ficam um pouco mais compridos para dar uma aparência mais cheia e fofa.

3. Tosa para o verão

Os poodles são animais extremamente peludos, logo, eles acabam sofrendo bastante durante o verão. Por isso, é importante que exista uma tosa especial para ajudá-los nos dias mais quentes. No corte, o pelo do animal é aparado por todo o corpo com uma máquina e fica bem curtinho, fazendo com que o poodle não sinta muito calor.

4. Tosão leão

A tosa leão é mais utilizada em poodles fêmeas de porte standart, ou seja, os gigantes, que participam de concursos de beleza e agilidade. Mas não é uma regra. Neste caso, o pelo das patas, calda e no topete, ficam com aparência de pompons, ou seja, faixas de pelos mais compridas. Já no resto do corpo, a pelagem fica um pouco mais curta, sendo aparada também com tesoura. Esse tipo de tosa não é recomendada para o verão.

5. Tosa japonesa

Podendo ser feita em machos e fêmeas, adultos ou filhotes, a tosa japonesa deixa o poodle com uma aparência extremamente fofa. Nesse corte, o pelo do corpo é aparado com uma máquina, mas eles não ficam tão curtos como na tosa de verão. Já a pelagem da cabeça é aparada com uma tesoura, para que o pelo do poodle fique fofo e bastante volumoso. Essa opção pode ser feita no verão e também no inverno.

6. Tosa de madame

Feita especialmente nas fêmeas, a tosa de madame é muito comum em poodles de porte médio ou grande. Nesse corte, algumas partes do corpo do animal são completamente aparadas com uma máquina zero. Já as patas, o rabo e principalmente a cabeça, são aparadas apenas com uma tesoura e também são escovadas para que fique com bastante volume. Esse tipo de tosa é muito popular em competições de beleza, alguns tutores ainda pintam algumas partes da pelagem do animal, o que não é recomendado por grande parte dos médicos veterinários.

A tosa madame exige do tutor bastante cuidado com a manutenção. Além disso, não é recomenda para ser feita no verão, pois a pele do animal fica exposta em alguns locais, sujeita a queimadura, e outras com muito pelo, pode fazer com que o poodle sinta muito calor. No inverno, é necessário proteger as partes com menos pelo para evitar que o animal sinta frio. No geral, essa não é a opção mais confortável de tosa para os poodles.

Comentários