Old english sheepdog: tudo sobre a raça conhecida também como bobtail

Fique por dentro das características, personalidade, cuidados, curiosidades e preço do old english sheepdog, também conhecido como bobtail
Old english sheepdog

O old english sheepdog, como o próprio nome sugere, teve origem na Inglaterra. Apesar de saber que o peludo surgiu devido ao cruzamentos de outras raças, não é possível afirmar quais foram. A raça foi criada para trabalhos no campo, para guiar gado e ovelhas e protegê-los de possíveis predadores, como lobos.

A raça ganhou outro nome, bobtail, pois sua cauda era cortada ou encaixada de forma que deixava a entender que estavam isentos de taxas. No século XIX os primeiros exemplares chegaram aos Estados Unidos, mas a fama não foi imediata, apenas nos anos 1970 ele ganhou popularidade, principalmente na mídia. Entretanto, ainda não é uma raça comum de ser encontrada no Brasil.

Características do old english sheepdog

O bobtail mede, aproximadamente, 61 centímetros de altura e seu peso vai até os 45 quilos. Seu corpo é robusto e musculoso, ele tem a cabeça grande, as orelhas relativamente pequenas e caídas nas laterais. Alguns exemplares têm a cauda longa e cheia, mas existem os que nascem sem essa parte do corpo.

A pelagem vasta é, sem dúvida, uma característica muito marcante da raça. É longa, enrolada e dupla. Os pelos densos e ásperos são comumente brancos com o corso preto, cinza ou azul. Também podem aparecer manchas escuras nas orelhas e na região da face.

Personalidade do old english sheepdog

bobtail na grama

O old english sheepdog é alegre e bem-humorado. É um cão esperto e gentil, além de muito sensível, capaz de entender o estado de ânimo do tutor. Ele é fiel e equilibrado e se dá notoriamente bem com crianças. Quando vive em um lar tranquilo, o peludo não mostra desconfiança ou agressividade.

A socialização precisa ser feita desde filhote, assim, consegue conviver bem com crianças e outros animais. O bobtail só não se dá bem com a presença de outro macho em seu ambiente. Também não é bom na função de cão de guarda, mas pode ter instinto protetor com a família, podendo ser um pouco teimoso com estranhos. Pode ser um pouco independente em alguns momentos, ter uma personalidade forte e precisar de um tutor que imponha disciplina, mas é um cão muito corajoso.

Nível de atividade do old english sheepdog

O bobtail consegue se adaptar a apartamentos, desde que tenha momentos para passear e gastar energia, evitando que fique muito agitado, barulhento e destrutivo. Esse grandão precisa de exercícios físicos diários e de estar sempre acompanhado, pois ele não lida bem com a solidão.

Principalmente nos primeiros anos de vida, o bobtail demanda alto nível de atividade física. E precisa de um adestramento firme, para que aprendam as regras da casa e não tenham dificuldade para socializar. Pode ser um pouco barulhento, além de gostar de cavar e mastigar objetos, comportamentos que são corrigidos com exercícios e treinamentos.

Como é a saúde do old english sheepdog?

A vasta pelagem demanda muitas escovações, entre duas a três por semana. Os banhos também devem ter uma regularidade, dependendo da necessidade, mas sempre a fim de manter a higiene em dia, principalmente nos olhos, boca e orelhas, para evitar infecções. O peludo costuma desgastar as unhas durante atividades físicas, não sendo necessária a aparação constante.

A expectativa de vida do old english sheepdog é de até 12 anos. Apesar de muito saudável, o bobotail tem predisposição para os seguintes problemas de saúde: displasia de quadril, torção gástrica, deslocamento de retina, catarata, surdez, displasia coxofemural e Síndrome de Wobbler.

Curiosidades sobre o old english sheepdog

dois bobtail estudio
  • Personagens infantis: os amantes de pet que foram crianças nos anos 1990 se lembrarão da Priscila, da TV Colosso. O old english sheepdog ficou muito conhecido no Brasil na época por conta dessa personagem do programa infantil. Os fãs das animações da Disney também devem ter notado a aparição da raça em A Pequena Sereia. O bobtail é o cão do príncipe Eric, Max.
  • Nanny dog: a raça se dá tão bem com crianças que ganhou o apelido de “Nanny dog” nos Estados Unidos, o que seria “cachorro babá” em português.
  • Infância longa: cada raça tem uma idade diferente para atingir a maturidade, alguns cães podem demorar até dois anos para deixarem os comportamentos de filhote para trás. Mas o bobtail demora ainda mais, o peludo chega à fase adulta, em média, aos três anos de idade.

Old english sheepdog: preço

O old english sheepdog pode custar de R$3.000,00 a R$7.000,00, dependendo da linhagem e canil de origem do filhote. Portanto, escolha um local oficial e seguro para garantir uma raça oficial, já que não é muito popular no Brasil.

Comentários