Cachorro gosta de música? Saiba quais são as favoritas

Os cães podem adorar ou estranhar as músicas, basta saber qual os gêneros que mais os agradam. Veja quais são e os benefícios!
bulldog francês com fone de ouvido

Uma pergunta que sempre vem em mente de alguns tutores apaixonados por música: será que o meu pet também gosta e pode ouvir música? A resposta é sim! Os cães não só podem ouvir canções, como também amam e se beneficiam muito dos sons. Existem diversas pesquisas que mostram que as músicas têm o poder de acalmar e relaxar profundamente os cães, assim como ocorre com os humanos. Portanto, você pode ouvir suas músicas favoritas ao lado do seu pet. 

E além disso, existem os gêneros que agradam mais os cães e aquelas que muitas vezes podem não ser a melhor escolha para eles. As músicas possuem o poder de relaxar ou agitar o animal, por isso o tutor deve estar atento. E se você ficou curioso sobre o assunto, você está no lugar certo. Neste artigo vamos te mostrar que os cães podem ouvir música e daremos dicas de como encontrar playlists perfeitas para os peludos. Vamos lá! 

Quais músicas os cães podem ouvir? 

Os bichinhos podem ouvir qualquer tipo de música, entretanto, assim como as pessoas, desenvolvem gostos. De acordo com uma pesquisa realizada na Escócia pela Universidade de Glasgow, a música não só afeta os cães, de maneira positiva ou até mesmo negativa, como eles também podem ter uma certa preferência de estilo musical. Por isso, em alguns casos, ocorre de o animal se incomodar com as canções ou se sentir muito relaxado.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores tocaram uma grande variedade de músicas de diferentes estilos para os cachorros que vivem em um canil em Dumbarton, na Escócia. Os estudiosos colocaram cinco gêneros musicais diferentes para os animais escutarem: rock leve, motown, pop, reggae e clássico. Enquanto as músicas eram tocadas, os cientistas puderam perceber mudanças psicológicas e de comportamento nos animais que participaram do estudo.

O estudo conseguiu concluir que o reggae, a música clássica e o rock leve são os favoritos dos cães. A música clássica e o reggae conseguem deixar os cães mais calmos e tranquilos. Já o rock mais leve, deixa os cães mais felizes. Porém, cada bichinho é único, logo, você deve estar atento ao que o seu amigo peludo gosta. E com base nesse estudo, você pode tentar descobrir qual estilo de música mais o agrada, pois quem tem um pet em casa sabe que cães são animais únicos.

Para isso, coloque várias músicas diferentes, incluindo as que você gosta, e observe as diferentes reações dele com cada estilo. Se o cãozinho começar a ficar com os olhos arregalados e mexendo demais as orelhas, significa que aquele som está incomodando ele. Já se ele se demonstrar feliz, com o rabo abanando ou até mesmo parecer calmo e relaxado, significa que ele está gostando da canção que você colocou para ele.

Cuidado com o volume

É preciso ter muito cuidado com as músicas que você coloca e também o volume delas. Os cães são animais que possuem uma audição extremamente aguçada e muito mais potente que a nossa, logo, o que para você pode estar baixo, para ele pode estar muito alto. Colocar um som alto demais para o cachorro, pode causar desorientação e até mesmo surdez, independente se ele gosta da música ou não.

Em relação aos tipos de música também é necessário ter cuidado. Músicas eletrônicas ou com batidas muito agudas e graves, podem causar danos à audição do cão. Além disso, alguns tipos de estilos musicais podem deixar os cães extremamente agitados e com um comportamento atípico. Por isso, opte apenas por músicas que relaxem o seu pet.

Playlist musicais exclusiva para cães

Se você curtiu a ideia de colocar o seu pet para ouvir música, saiba que em algumas plataformas existem playlists feitas exclusivamente para os cachorros. Com isso, você não precisará se preocupar se aquela música é ideal ou não para ele.

O aplicativo Spotify tem um serviço de streaming exclusivo para animais, o “Pet Playlist” e podcasts exclusivos para aliviar o estresse de cães que costumam ficar sozinhos em casa por algumas horas, por exemplo. Ao acessar a “Pet Playlist”,  o tutor pode criar listas de reprodução com base nos gostos musicais do tutor e do cãozinho, para relaxar e curtir juntos.

Além disso, o youtube possui alguns canais de música exclusivos para os cães. São vídeos de mais de uma hora com canções que são comprovadas que agradam os cães. Os canais “Tudo sobre cachorros” e o do “Glauber Veterinário”, têm alguns vídeos especiais para os peludos. Tente em casa e veja a reação do seu bichinho. Boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *