Existe cachorro com síndrome de down? Entenda melhor e tire suas dúvidas

É quase impossível que os cães tenham síndrome de Down, porém, há outras condições que se parecem com o quadro. Veja!

american hairless filhote

A síndrome de Down é uma condição cromossômica comum nas pessoas e você pode se perguntar se é possível que cães também tenham o quadro. Geneticamente, os pets e as pessoas têm muitas semelhanças, mas diferenças importantes obviamente existem. Por exemplo, os humanos têm 23 conjuntos de cromossomos, enquanto os cães têm 39. E a síndrome de Down ocorre quando há uma cópia total ou parcial do cromossomo 21. Mas uma duplicação de todo ou parte do cromossomo 21 teria efeitos diferentes nas duas espécies.

Ficou curioso para descobrir e entender melhor o assunto? Tire suas dúvidas e acompanhe o artigo até o final.

Os cães podem ter síndrome de Down?

A condição de síndrome de Down não é possível de surgir em cães. Três explicações possíveis e simples para isso são:

  1. Esses tipos de anormalidades cromossômicas geralmente levam o cão a morte quando ele ainda tem dias de vida;
  2. O teste genético necessário para identificar cães com síndrome de Down simplesmente não existe;
  3. É quase geneticamente impossível.

Condições que se parecem com síndrome de Down em cães

Por outro lado, há condições congênitas ou de desenvolvimento que apresentam algumas semelhanças clínicas com a síndrome de Down e são rotineiramente diagnosticadas em cães. Logo, algumas pessoas acabam confundindo e passando a informação errada de que os peludos podem ter a síndrome de Down.

O hipotireoidismo congênito é um bom exemplo disso. Esta condição é causada por níveis baixos ou ausentes do hormônio tireoidiano no nascimento e no início da vida, o que resulta em alguma combinação dos seguintes fatores:

  • Crescimento lento, eventualmente, resultando em baixa estatura;
  • Língua grande e protuberante;
  • Membros curtos;
  • Tônus muscular pobre;
  • Atraso cognitivo;
  • Abertura retardada dos olhos e ouvidos.


Outras condições em cães que podem ser confundidas com a síndrome de Down são:

  • Nanismo hipofisário;
  • Hidrocefalia congênita;
  • Deficiência de hormônio do crescimento;
  • Shunt portossistêmico.


E se você notou alguma dessas características em seu cão, converse com seu veterinário. Eles podem recomendar um plano de diagnóstico apropriado para ver se ele tem algum problema de saúde e fazer recomendações de tratamento assim que o diagnóstico estiver estabelecido.

Você sabe o que é a síndrome de Down?

De acordo com a National Down Syndrome Society, a síndrome de Down é quando o indivíduo tem uma cópia extra total ou parcial do cromossomo 21. Os cromossomos são estruturas que carregam os genes, onde se encontram o material genético. E com os cães, a estrutura é a mesma.

A presença desse material genético extra tem uma ampla gama de efeitos. Pessoas com síndrome de Down podem ter algum grau de deficiência intelectual, mas isso varia entre os indivíduos e geralmente é leve a moderado. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), também existem algumas características físicas comuns da síndrome de Down, como tônus ​​muscular fraco e uma linha na palma da mão (prega palmar).

Comentários