Cachorro com dor de ouvido: causas, sintomas e tratamento

Muitas vezes silenciosa, a dor de ouvido nos cães têm diferentes causas. Vejas as mais comuns e como ajudar o cachorro

cachorro com dor de ouvido

As dores de ouvidos em cães são muito comuns e elas podem aparecer a qualquer momento, principalmente nos períodos mais frios do ano. Para você ter uma ideia, de acordo com o American Kennel Club (AKC), cerca de 20% dos cães apresentam em alguma fase da vida algum tipo de doença de ouvido que causa dores, podendo afetar uma ou ambas as orelhas.

Além disso, são condições comuns em algumas raças de cães, especialmente as que possuem orelhas caídas, como o basset hound, beagle e o cocker spaniel. Mas felizmente, existem medidas que você pode seguir para reduzir a duração e a gravidade das dores de ouvido. Para descobrir o que fazer, acompanhe o artigo até o final!

O que causa a dor de ouvido em cães?

Fungos e bactérias

Assim como ocorre com os humanos, é normal que os cães tenham uma coleção de microrganismos que vivem na superfície da pele, chamados de micro bioma. Na maioria das vezes, esses germes são inofensivos, mas se a barreira normal da pele for rompida de alguma forma e ficar irritada e inflamada, dá aos germes a chance de crescer sem controle, fazendo com que a infecção de ouvido apareça. Afinal, as infecções de ouvido são o resultado de um crescimento excessivo de leveduras, bactérias ou uma combinação de ambos.

Ácaros

Os ácaros são insetos microscópicos que podem infestar as orelhas do cão. Eles se espalham de animal para animal ou o cachorro pode pegá-los simplesmente deitado ao ar livre. A presença dos ácaros irrita a pele das orelhas do pet, causando dores e coceiras. Com a inflamação, os ácaros também podem causar infecções de ouvido nos cães.

Orelhas úmidas

Bactérias e fungos proliferam em áreas úmidas e escuras. Portanto, os cães com orelhas caídas, como os beagles ou cocker spaniels, têm maior probabilidade de desenvolver infecções de ouvido. O ar pode entrar facilmente nos ouvidos retos e mantê-los secos. Por outro lado, as orelhas que caem, retêm a umidade e estimulam o crescimento excessivo de fungos. Logo, a higienização semanal é de extrema importância, principalmente para essas raças.

Alergias

As alergias são, geralmente, as principais culpadas pelas infecções recorrentes no ouvido dos cães, podendo causar dores e muito incômodo nos peludos. Se o seu cachorro sofre desse quadro de forma recorrente, é hora de considerar o teste de alergia. De acordo com o AKC, 80% dos cães com alergia alimentar e 50% dos cães com alergia ambiental, desenvolvem infecções de ouvido.

Como saber que o cachorro está com dor de ouvido?

Para saber se o pet está com dores, é importante estar atento aos sintomas causados pelas infecções de ouvido. Contudo, elas podem ser extremamente dolorosas mas difíceis de serem identificadas. Portanto, se você notar seu cachorro coçando as orelhas ou balançando a cabeça com muita frequência é um sinal de dor de ouvido.

Outros sintomas de dor de ouvido em cães incluem pele vermelha irritada dentro das orelhas e secreção marrom, amarela ou verde que podem ser secas ou úmidas. Também podem causar um odor muito ruim nas orelhas dos pets.

O que fazer?

Normalmente, quando chega ao ponto de infecção, você precisa de medicamentos prescritos por um veterinário, logo, não há muito o que fazer em casa. Por isso, ao notar qualquer sinal, leve-o ao médico, porque as infecções de ouvido não desaparecem por conta própria e elas tendem a piorar se não tratadas rapidamente, causando mais dores e desconfortos no animal.

Para tratar a infecção e diminuir as dores, o veterinário usará um cotonete para colher a secreção do ouvido do pet e examina com um microscópio para ver se são ácaros, fungos ou bactérias e, em seguida, prescreverá o medicamento apropriado. Os tratamentos incluem antibióticos e medicamentos anti fungos que geralmente são aplicados na pele. Mas se a infecção já atingiu o ouvido interno, o veterinário pode recomendar medicamentos orais.

O tratamento geralmente dura duas semanas, mas o cão deve ter algum alívio das dores em alguns dias. Se for uma infecção de ouvido isolada, apenas a medicação será suficiente. Entretanto, se o cãozinho apresentar infecções de ouvido múltiplas, então testes de alergia podem ser necessários.

Pode dar dipirona para o cachorro com dor de ouvido?

Sim, com orientação médica e dosagem correta, o cachorro pode tomar a dipirona para dores de ouvido. No entanto, esse medicamento serve apenas para aliviar as dores causadas pela infecção, ou seja, ela não consegue tratar o que está causando o problema.

Sendo assim, se usada em excesso, pode acabar mascarando o quadro por um período e fazendo com que o animal apresente uma piora dentro de alguns dias. Por isso, antes de automedicar o seu cachorro, converse com o veterinário. Boa sorte!

Comentários