Tosa Maltês: saiba os 4 cortes mais indicados para a raça

Para não cometer erros na tosa do maltês, veja quais são as quatro opões indicadas para essa pequena raça
maltes escovando o pelo

Além de ter um pelo bem bonito, o maltês tem uma personalidade muito dócil e carinhosa, fazendo com que a raça seja uma das mais populares do Brasil. Pelos lisos, longos, brancos e brilhantes, esses são os adjetivos perfeitos para descrever a pelagem do maltês. Mas manter uma pelagem como essa não é nada fácil, exige higienização e escovação diária, além de hidratação com produtos específicos.

E por isso, alguns tipos de tosa podem ser uma boa alternativa para quem quer manter o pelo do maltês sempre bonito, mas sem muito trabalho. Existem diversos tipos de penteados que economizam tempo do tutor e até mesmo melhoram a qualidade de vida do animal. Ficou curioso para saber quais são as tosas para fazer no pelo do maltês? Acompanhe até o final!

4 tipos de tosa para maltês

1. Tosa padrão

Esse corte é reconhecido pelo American Kennel Club como a tosa oficial dos cães da raça maltês. Ela é para aqueles que desejam que o pelo do maltês fique longo, liso e muito brilhante. Porém, é importante esta ciente do trabalho que esse tipo de tosa vai requerer, pois nesse corte o pelo do maltês é apenas aparado com uma tesoura, sem alterar muito o comprimento. Além de pentear diariamente para evitar nós, o tutor terá que levar o peludo para fazer hidratações no petshop. Essa tosa não é muito recomendada para o verão.

2. Tosa ursinho

A tosa ursinho é bem comum em cães peludos como o maltês. Nesse tipo de corte, ele fica com uma aparência mais fofa e os pelos ficam bastante macios, além da escovação poder ser feita apenas uma vez na semana para a manutenção do penteado. Para isso, o profissional apara os pelos das costas do cãozinho com uma máquina, deixando um pouco curto. Já na área do rosto, os pelos são aparados com uma tesoura e ficam um pouco maiores que o restante do corpo. Esse corte pode ser feito em qualquer estação do ano.

3. Tosa chanel ou tosa bob cut

O corte bob maltês não é tão diferente do corte chanel que as mulheres fazem, pois o formato da pelagem do rosto fica bem semelhante ao cabelo feminino. Os pelos da cabeça do cão são repartidos ao meio e podem crescer mais (junto com o pelo da orelha), enquanto o restante dos pelos do corpo são aparados de maneira bem curta com uma máquina. Esse estilo de tosa é ideal para o verão e não exige que o tutor escove o pelo do corpo, apenas do rosto. Além disso, dar banho no maltês fica ainda mais fácil.

4. Tosa pelo curto

Esse corte é ideal para aqueles tutores que não querem perder muito tempo penteado ou hidratando os pelos do maltês. Na tosa curta, todo o pelo do animal é tosado com uma máquina de maneira que fique bem rente ao corpo. Já no rosto do pet, o profissional irá cortar com uma tesoura, deixando apenas alguns centímetros maior que o do corpo. Esse corte é ideal para o verão, mas é importante redobrar os cuidados com a pele do maltês ao optar por essa tosa.

Nada de tosar filhotes!

No caso dos cães da raça maltês, é muito importante que você não realize nenhuma tosa até o animal completar um ano de vida. Isso acontece, pois os cães dessa raça têm um desenvolvimento do pelo um pouco lento e, tosá-lo ainda filhote, pode atrapalhar a pelagem. Nessa fase da vida, opte apenas pelo banho e a escovação três vezes na semana para evitar os nós. Boa sorte!

Comentários