A ração Optimum é bastante popular no Brasil. Ela é reconhecida como uma ração de valor acessível e com ingredientes de qualidade. Os seus consumidores costumam relatar que o produto mantém seus pets bem nutridos. Mas será que ela é a ração ideal para o seu cachorro?
Neste artigo você poderá encontrar uma avaliação completa da ração Optimum. Ao final da leitura, você certamente não terá mais dúvidas se a ração Optimum é boa ou não.
Descrição da ração Optimum
A ração Optimum pertence à categoria Premium, que reúne as rações de qualidade intermediária. Acima dessa categoria estão as rações Super Premium, as melhores disponíveis no mercado, e abaixo estão as rações Standard, que são as mais básicas.
Até pouco tempo atrás, a Optimum fornecia apenas rações úmidas, mas hoje as rações secas já representam a maior parte da sua lista de produtos.
A ração Optimum possui todos os nutrientes essenciais para a saúde do seu cão. Ela apresenta bom nível de proteína, sendo a maior parte dela de fácil digestão. Com uma proteína mais facilmente digestível, o seu cão poderá se nutrir mais e o consumo total do produto tende a ser menor.
A ingredientes da ração Optimum não chegam a se destacar entre as rações Premium. Há fontes de proteína de baixa qualidade, como a farinha de carne e ossos, e milho transgênico. Além disso, a empresa usa antioxidantes sintéticos para preservar o produto por mais tempo.
Por fim, cabe destacar que a Optimum possui um programa de satisfação garantida. Através dele, se o seu cãozinho não aceitar muito bem a ração, você pode ter o seu dinheiro de volta.
Quais são os ingredientes da ração Optimum?
O principal ingrediente da ração Optimum é a farinha de vísceras de frango. Ela fornece proteínas de alta digestão, que são muito nutritivas para o seu cachorro.
Porém, há outras carnes de menor qualidade na ração Optimum. Ela contém farinha de carne e ossos, que fornecem proteínas com uma digestão menor.
A ração Optimum também pode conter arroz, milho, beterraba, trigo e cana-de-açúcar, que fornecem energia e fibras para o seu cachorro. As fibras são importantes para regular o funcionamento do intestino. Por outro lado, esses mesmos vegetais podem fornecer proteínas de menor qualidade.
Por fim, há óleo de peixe refinado na composição, que é fonte natural de Ômegas 3 e 6.
A ração Optimum contém aditivos químicos?
Sim. A Optimum contém o antioxidante sintético BHT.
A ração Optimum contém transgênicos?
Sim. Ela utiliza milho transgênico no preparo de suas rações secas.
Quais as linhas da ração Optimum?
A Optimum não apresenta uma variedade muito grande de produtos. Mas ela oferece rações em dois formatos (ração seca e ração úmida) e rações para portes e estágios de desenvolvimento diferentes.
Rações secas
As rações secas possuem um teor maior de proteína, que costuma representar mais de 23% da composição total.
Rações úmidas
As rações úmidas possuem muito menos proteína e não contêm óleo de peixe refinado, que é fonte de Ômegas 3 e 6. Por outro lado, elas não apresentam antioxidantes sintéticos. A Optimum comercializa 3 rações úmidas para cães.
Qual o preço médio da ração Optimum?
O preço médio da ração Optimum varia conforme a linha, a quantidade e o fornecedor. Confira abaixo estas opções:
Prós da ração Optimum
Nutrição completa
A ração Optimum oferece todos os principais nutrientes que o seu cão precisa para se manter ativo e saudável. Ela possui bons níveis de proteína, de vitaminas e de minerais, bem como de fibras alimentares.
Pelos mais saudáveis
O óleo de peixe refinado presente nas rações secas da marca fornece Ômega 3 e Ômega 6, que ajudam a tornar a pelagem do seu cachorro mais vigorosa e brilhante.
Dentes mais saudáveis
A ração Optimum contém tripolifosfato de sódio, um composto que é eficiente na prevenção do tártaro, doença muito comum em cães.
Preço acessível
O preço acessível é com certeza uma das principais vantagens da ração Optimum.
Contras da ração Optimum
Contém aditivos químicos
A ração Optimum contém BHT, um antioxidante sintético que pode estar ligado a diversos problemas de saúde e já foi proibido em alguns países.
Contém transgênicos
Há milho transgênico nas rações secas da marca. Muitos especialistas argumentam que os alimentos transgênicos são maléficos para a saúde dos cães, de modo que o melhor é evitá-los.
Proteínas de baixa qualidade
A ração Optimum apresenta muita proteína de alta qualidade, mas também há uma quantidade relevante de proteínas de baixa qualidade, obtidas da farinha de carne e ossos e de vegetais.
Afinal a ração Optimum é realmente boa?
Sim, a ração Optimum é uma boa ração. Ela consegue fornecer os principais nutrientes de que o seu cão necessita e apresenta um valor bastante acessível para a maioria dos consumidores. Além disso, a maioria dos clientes se mostra muito satisfeita com a ração Optimum.
A ração Optimum, no entanto, deixa a desejar em aspectos importantes. Ela possui muitas fontes de proteína de baixa qualidade e contém aditivos químicos e transgênicos. Também há pouca diversidade de produtos, não havendo, por exemplo, rações específicas para cães idosos. Portanto, podemos considerá-la uma opção de qualidade intermediária.