Como sentir os filhotes na barriga da cadela? Veja qual a etapa da gestação

Para sentir os filhotes na barriga da cadela, você deverá esperar até a sétima semana de gestação. Acompanhe!

chihuahua ultrassom

Nós podemos esperar muito de uma gestação canina, como o número de filhotes e também como a cadelinha se sairá durante todo esse processo. Só que o mais divertido disso tudo, é que com o passar das semanas, você saberá quando poderá sentir os filhotes se mexendo em uma cadela grávida.

Porém, é importante fazer isso da maneira certa para não machucar a cadela e os filhotes. Por isso, neste artigo vamos te ensinar as etapas da gravidez, até finalmente o momento adequado para sentir os filhotes na barriga da cadela. Acompanhe!

Como sentir os filhotes na barriga da cadela

A duração aproximada da gravidez de um cão é de 63 dias, cerca de oito a nove semanas. No entanto, isso pode variar. Portanto, se você tem uma cadela grávida, use este calendário de gestação canina para saber as fases e quando você pode sentir os filhotes se movendo na barriga.

Para isso, é importante entender como a gestação da cadela funciona, pois você só pode sentir os filhotes quando eles já estão formados. Veja como é cada etapa gestacional de uma cadela:

Semanas zero a um: a fertilização ocorre

Nesse período, ocorre a procriação e, em poucos dias, ocorre a fertilização. Você não será capaz de dizer quando o óvulo é fertilizado pelo esperma. Isso só pode ser feito com um exame de sangue ou ultrassom por um veterinário após a terceira semana.

Semana dois: implantação do óvulo no útero

Nesta semana, o óvulo fertilizado seguirá para o útero para a fase de implantação. A partir de agora, você pode notar mudanças comportamentais em seu cão. Esses são os primeiros sinais de gravidez. Por exemplo, sua cadela pode ficar mal-humorada, muito afetuosa ou começar a cuidar de seus brinquedos como mãe.

Semana três: os embriões continuam a se desenvolver

Se você está se perguntando quanto tempo até sentir os filhotes se mexendo em uma cadela grávida, ainda terá que esperar um pouco mais. Nesta semana, os embriões se desenvolvem ainda mais. Seu animal apresentará sinais de alterações de humor, aumento do apetite e início da fase de desenvolvimento da glândula mamária.

Semana quatro: formação dos fetos

Os fetos são versões mais desenvolvidas de embriões. Agora eles estão no caminho certo para se parecerem com cachorrinhos. Na quarta semana, os fetos podem ser vistos em uma ultrassonografia. Antes disso, o veterinário só conseguia ver pequenas estruturas pretas no útero.

Neste ponto, a cadela está grávida há pelo menos 28 dias. No ultrassom, o veterinário pode apontar a formação de várias características anatômicas. Mas você ainda não será capaz de senti-los se mover.

Semana cinco: desenvolvimento

Os fetos desenvolvem seus órgãos sexuais no início da quinta semana. Finalmente, eles se parecem com cachorrinhos. Se um ultrassom for feito, você poderá ver facilmente os botões das pernas e dos pés, mas não espere saber se são machos ou fêmeas. Isso ainda é muito difícil de dizer.

Outro indício é que a barriga da cadela ficará mais inchada, já que os filhotes começam a crescer em um ritmo mais rápido agora. Nesse ponto, você precisa começar a servir refeições menores, mas com mais frequência. Essas refeições precisam ser ricas em energia e cálcio para o desenvolvimento dos ossos dos filhotes. Um alimento para filhotes, ou alimento específico para cães grávidas, é o ideal.

Semana seis: os filhotes começam a adquirir a cor da pelagem

Conforme os filhotes continuam a crescer, a próxima etapa é a pigmentação. Em seguida, formam as pálpebras, que permanecerão seladas até o nascimento. Neste período, seu animal de estimação ficará mais desconfortável e pode ocasionalmente trazer suas refeições devido à pressão extra em seu estômago. É por isso que as refeições devem ser oferecidas pouco e frequentemente para garantir que seu cão receba todas as calorias de que necessita.

Semana sete: quando você pode sentir os filhotes se mexendo em uma cadela grávida

Finalmente! Agora os cachorros estão bem desenvolvidos e começam a atingir o tamanho necessário para o nascimento. Se você ainda está se perguntando quando será capaz de sentir os filhotes se mexendo em uma cadela grávida, agora é a hora. Se você for paciente, poderá até ver o movimento dos filhotes no abdômen do seu cão.

Mas afinal, como você sente os filhotes e apalpa uma cadela grávida? Simplesmente, coloque as mãos em cada lado do abdômen e aplique uma pressão muito suave para dentro. Você deve ser capaz de sentir caroços duros na parte inferior do corpo, que são os filhotes em desenvolvimento.

Isso tudo deve ser feito com muito cuidado e se o seu cão não estiver feliz, não persista. Além disso, as glândulas mamárias finalmente se desenvolverão. Este é o momento perfeito para começar a pesquisar ou construir a caixa de parto.

Semana oito: filhotes ganham os pelos na barriga da cadela

Filhotes finalmente ganham pele após a oitava semana. Além disso, você continuará a notar muitos movimentos dentro da barriga do seu cão e nessa semana de gestação você conseguirá sentir ainda melhor os filhotinho se mexendo por lá. E nessa etapa, certifique-se de ter a caixa de parto pronta, pois seu animal começará a procurar um local de nidificação.

Semanas oito a nove: preparação do parto

Os filhotes estão se preparando para sair e trazer muita alegria! Se sua cadela está pronta para dar à luz, ela pode parecer desconfortável e ansiosa. Nessa etapa é importante deixar tudo pronto para o parto. Levá-la ao médico veterinário também pode ser uma boa ideia. E não se esqueça de dar muito amor e apoio durante todo esse processo para a nova mamãe. Boa sorte!

Comentários