Cachorro pode comer goiaba?

Cachorro pode comer goiaba?

Cachorro olhando para uma goiaba

A goiaba é um fruto muito apreciado entre os brasileiros. E isso não se deve apenas ao fato de ela ser uma fruta típica daqui. A goiaba dificilmente desagrada aos mais diferentes paladares e possui qualidades nutricionais invejáveis.

Entretanto, mesmo sendo tão popular entre os humanos, será que a goiaba pode ser consumida pelos cães? A resposta é sim. Porém, sendo você um tutor cuidadoso, certamente não se contentará apenas com essa resposta, não é mesmo?

Outras questões precisam ser resolvidas quanto ao uso de goiaba na alimentação canina: quais os benefícios e os riscos que ela pode trazer para a saúde dos cães? Como ela deve ser oferecida aos cães? Qualquer cão pode comer goiaba?

Cachorro pode comer goiaba?

Sim! Cachorros podem comer tanto a goiaba vermelha, quanto a goiaba branca.

Goiabas são ricas em vitamina C. Esse nutriente é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, aquele que é responsável por proteger o organismo do cão de ameaças externas, como vírus e bactérias. Além disso, a vitamina C é um poderoso antioxidante, ajudando a conter o envelhecimento e as doenças ligadas ao avanço da idade entre os pets, como a perda de capacidade cognitiva.

E mesmo contendo uma boa quantidade de vitamina C, goiabas não chegam a ser ácidas, o que as tornam um alimento seguro para cães com gastrite ou outras condições que geram sensibilidade à acidez.

Outra qualidade, é o fato de ela não conter muitos açúcares, nem ser muito calórica. Desse modo, cães com diabetes ou com tendência a apresentar obesidade podem se alimentar da goiaba sem muitas restrições.

Goiabas também são ricas em vitamina A, que é essencial para a saúde dos olhos, e vitaminas do complexo B que auxiliam no sistema nervoso e na circulação sanguínea. Elas contêm grande quantidade de potássio, que é um mineral importante para a saúde dos músculos, e também de fibras alimentares, que auxiliam no funcionamento do intestino.

Cachorro pode comer casca de goiaba?

Como você pôde ver, a goiaba é rica em benefícios para a saúde canina e, por isso, deve entrar para a dieta do seu cachorro. Porém, é necessário retirar a casca ao oferecer o alimento para seu pet, evitando possíveis complicações.

Além disso, como você deve supor, é importante não exagerar a quantidade da fruta que é consumida e respeitar as condições específicas de cada cão.

Cachorro pode comer semente de goiaba?

A resposta é sim! Mas, por conter muitas sementes e por elas terem um tamanho considerável, não se deve oferecer porções muito grandes de goiaba para os cães.

O organismo deles tem dificuldade em processar as sementes. Desse modo, o mais recomendado é oferecer um quarto da fruta por dia para os cachorros de pequeno porte e metade por dia para os de porte médio e grande.

Goiaba: um petisco maravilhoso

Mesmo com essas restrições, não resta dúvida de que a goiaba é uma opção incrível para complementar e variar a dieta dos nossos cães. Ela oferece vitaminas, minerais e proteínas que auxiliam em diversas funções do organismo canino, e, desde que se respeitem as recomendações quanto à forma de consumo, a goiaba não apresenta riscos para a saúde dos pets.

No mais, lembre-se apenas de se informar com o seu veterinário sobre possíveis condições de saúde que exijam cuidados específicos na hora de alimentar o seu cão, seja com a goiaba, seja com qualquer outro tipo de alimento. Afinal, quando o assunto é a saúde dos nossos queridos amigos peludos, a informação é sempre o melhor remédio.