Picada de escorpião em cachorro: saiba os sintomas e como agir

Saber como proceder quando um cachorro é picado por um escorpião é essencial para agir de forma correta. Veja!
buldogue cheirando o escorpiao

Existem insetos e parasitas que atacam regularmente nossos cães, como as pulgas, carrapatos e mosquitos, logo, é responsabilidade do tutor proteger o bichinho. No entanto, no caso dos escorpiões, é um pouco mais difícil de prever a situação e por isso, a limpeza do ambiente deve estar na lista de cuidados com o pet.

Ocasionalmente, o escorpião pode picar nosso pet. Este tipo de mordida é uma resposta defensiva do aracnídeo ao ver sua integridade em perigo na presença do cão. O problema é que a picada é muito dolorosa e perigosa. Por isso, é de extrema importância que o tutor saiba como agir caso o cachorro seja picado por um escorpião.

O que fazer quando o cachorro é picado?

Você deve saber que quando o cachorro é mordido por escorpião, há apenas uma regra básica e essencial: ele deve ser levado com urgência ao médico veterinário. O veneno do escorpião age no sistema do animal de maneira muito rápida, logo, ele pode ir a óbito rapidamente. O tempo para salvar o pet é essencial.

Não tente nenhum tratamento caseiro ou alguma forma de extrair o veneno em casa, qualquer ação inexperiente por parte do tutor pode piorar o quadro. A única coisa que você pode fazer é tentar pegar o escorpião ou tirar uma foto dele para ajudar o veterinário. Escorpiões geralmente se movem devagar após a picada, o que pode facilitar que você consiga pelo menos fotografá-lo.

Mas não se preocupe, nem todas as picadas de escorpião são fatais. Na grande maioria dos casos, será apenas uma mordida muito dolorosa, sem riscos secundários.

Raramente encontramos no Brasil escorpiões que possuem uma picada fatal para o pet, mas isso não quer dizer que não devemos nos preocupar com a situação.

Sintomas da picada de escorpião nos cães

buldogue com escorpião nas costas
  • Salivação em excesso;
  • Tremores musculares;
  • Pupilas dilatadas;
  • Dificuldades respiratórias;
  • O corpo do animal entra em colapso e ele acaba desmaiando devido ao veneno;
  • Convulsões;
  • O pet também pode grunhir devido a dor causada pela picada.

Os hábitos e tipos de escorpiões

É muito importante que você conheça os hábitos do escorpião e também o ambiente onde eles gostam de estar. O primeiro fator a ser levado em consideração é que os escorpiões são animais noturnos. Portanto, será durante a noite quando haverá maior perigo para cães.

As picadas geralmente são causadas por pisar acidentalmente no escorpião quando o aracnídeo está fora do ninho. Durante o dia é menos frequente, pois eles conseguem se esconder muito bem nos seus abrigos.

Conheça os 4 tipos básicos de escorpião:

  • Psammorphiles: habitam em lugares arenosos, logo, são muito raros de aparecerem em cidades;
  • Os litófilos: vivem escondidos sob o solo rochoso, esses podem ser encontrados com mais facilidade nas cidades e também fazendas;
  • Os escavadores: eles vivem em desertos, muito difíceis de serem encontrados em cidades;
  • Os erráticos: mudam frequentemente de habitat e esses são os mais perigosos, pois eles além de venenosos, podem viver em casas e apartamentos escondidos em ralos, por exemplo.

Como prevenir?

Os escorpiões geralmente habitam locais que possuem entulhos, casas que têm jardins ou são semirrurais. Algumas dicas que podem ajudá-lo são:

  • A primeira prevenção será evitar que o cão durma ou fique no jardim da casa à noite, pois é nesse período que os escorpiões saem de seus ninhos e tocas para caçar insetos, aranhas, lagartos, caramujos e inúmeros pequenos animais;
  • Evite acumular em casa material de construção, madeira e outros entulhos jogados no jardim, pois esses são excelentes abrigos para escorpiões. A limpeza do ambiente é a melhor maneira de prevenir as picadas de escorpião;
  • Tenha em mãos os números de contato do veterinário de emergência e do médico (escorpiões também podem picar você);
  • Proteja as molduras das portas e janelas da sua casa borrifando-as com vinagre diluído em água. Os escorpiões não gostam de cheiros de vinagre.

Comentários