Cachorro sangrando pelo nariz: o que pode ser e o que fazer

Ver o cachorro com o nariz sangrando não é uma situação muito agradável e você precisa saber as causas e como agir. Confira essas dicas!
vizsla no sol

Ver um cãozinho com o nariz sangrando pode ser bastante assustador e preocupante para qualquer tutor. Lidar com a situação pode causar medo e até mesmo nervosismo por parte do dono, principalmente se você não souber a causa desse sangramento. Por isso, para lidar com a situação, é necessário entender o porquê o nariz dos cães podem sangrar e quais são as principais causas.

Para te ajudar, nós vamos te explicar as possíveis causas do sangramento do nariz dos cães. Além disso, iremos te orientar para lidar com a situação da melhor maneira possível, sem assustar o animal ou piorar o quadro do sangramento. Para ficar por dentro do assunto, acompanhe até o final. Vamos lá!

Cachorro com nariz sangrando: causas

1. Infecções 

Algumas infecções podem atingir a área nasal e até mesmo oral dos cães levando ao sangramento. Isso acontece, pois o nariz do cachorro é coberto por uma mucosa altamente irrigada por vasos sanguíneos. Logo, a infecção causada por bactérias e fungos pode machucar a mucosa nasal e levar ao sangramento. As infecções podem ainda fazer com que o animal faça alguns ruídos quando inspira e expira ou também tossir com frequência.

2. Coagulopatias 

Outro causador do sangramento no nariz dos cães são os distúrbios da coagulação. Para que ocorra a coagulação, uma série de elementos precisam estar presentes no sangue. Quando algum deles está faltando, podem ocorrer sangramentos espontâneos.

Às vezes, essa deficiência pode ser causada por envenenamento. Por exemplo, alguns rodenticidas impedem que o corpo do cachorro produza vitamina K, uma substância essencial para a coagulação adequada. 

O déficit desta vitamina leva o cachorro a sofrer hemorragias nasais, retais, vômito com sangue, hematomas, etc. Esses casos são emergências veterinárias.

Por outro lado, os distúrbios de coagulação também podem ser motivados por causas hereditárias, por isso é muito importante que você leve o cachorro ao veterinário com frequência, para que essas doenças sejam descobertas e tratadas a tempo. 

3. Corpos estranhos 

Esse é o causador mais comum de sangramento no nariz dos cães, pois os pets são muito curiosos e algum corpo estranho pode entrar no focinho deles com muita facilidade. Nesses casos, é comum ver que o cachorro sangrou pelo nariz ao espirrar, pois o principal sinal de que algum corpo estranho está dentro do nariz do cachorro são os espirros repentinos. No nariz do cachorro é possível encontrar corpos estranhos como grama, pedaços de graveto, ossos, etc.

A presença de um corpo estranho irrita a mucosa e faz com que o cachorro esfregue o nariz com as patas. Na tentativa de se livrar do desconforto, acaba ferindo ainda mais o focinho, causando o sangramento. Se você conseguir ver o objeto dentro das narinas a olho nu, pode tentar extraí-lo com uma pinça. Caso contrário, leve o pet ao médico veterinário para removê-lo, pois um objeto alojado nas narinas pode causar problemas mais sérios, como as infecções.

4. Nódulos ou tumores 

Se você notar que os sangramentos são frequentes e não param com facilidade, poderá ser  um nódulo no nariz do cachorro. O tutor deve consultar o veterinário com urgência, pois pode ser um pólipo ou tumor nasal, que pode obstruir a passagem de ar e causar danos sérios no cachorro. Tumores na cavidade e seios nasais ocorrem mais frequentemente em cachorros idosos.

Além do sangramento e ruídos devido ao tamponamento, você poderá notar coriza e espirros. O tratamento de escolha é geralmente a cirurgia, e os pólipos, que não são um câncer, podem ser recorrentes. O prognóstico para os tumores dependerá se eles são benignos ou malignos, um aspecto que seu veterinário determinará com uma biópsia.

Cachorro com o nariz sangrando: o que fazer? 

A única possível e melhor solução a ser tomada, independente do que esteja causando o sangramento no animal, é levá-lo com urgência ao médico veterinário, pois apenas um profissional será capaz de dar o diagnóstico correto e tratar a questão da melhor maneira possível. No entanto, até chegar ao veterinário você pode seguir alguns passos para amenizar o sangramento.

No caminho para a clínica veterinária, há formas de aliviar o desconforto do animal. Para isso, deixe a cabeça do pet levemente elevada. Também é possível comprimir a região com um pano limpo, contendo o sangramento. Entretanto, é necessário bastante cuidado, se tiver medo de tentar conter o sangramento, não faça nada e espere chegar até ao veterinário.

Além disso, tome cuidado para não obstruir a respiração do amigo de quatro patas, comprimindo apenas uma narina por vez. Não é recomendado tapar o nariz com algodão ou outro objeto, muito menos a utilização de remédios caseiros sem orientação médica. Um procedimento sem orientação médica pode prejudicar ainda mais a saúde do pet.  Seja cuidadoso e boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *