Cachorro pode comer melão?

Cachorros podem comer melão? A resposta para essa pergunta é sim, mas alguns cuidados devem ser tomados ao dar esta fruta nutritiva ao seu cachorro. Veja!
Cachorro pode comer melão?

O melão talvez não esteja entre as frutas mais famosas, mas é difícil encontrar alguém que não goste dele. Na forma de suco ou vitamina, por exemplo, o melão é uma excelente opção para refrescar o corpo e agradar ao paladar. Mas será que ele pode trazer esses benefícios para os cães? Ou será que os nossos amigos de quatro patas não podem comer melão?

A resposta é sim, cães podem comer melão. O melão, na verdade, é um alimento seguro e muito útil para a saúde canina. Se precisa de motivos para inserir essa fruta na dieta do seu pet ou quer saber qual a melhor forma de fazer isso, continue a ler este artigo.

Pode dar melão para cachorro?

Melões, assim como as melancias, possuem uma boa quantidade de água. Isso os torna uma alternativa muito interessante para hidratar os cães nos dias quentes ou secos. E, além de se refrescar, o seu pet também vai poder aproveitar o sabor único do melão, doce o bastante para agradar o paladar canino (cães adoram coisas doces), mas sem chegar a ser enjoativo.

Melões possuem, ainda, uma boa quantidade de fibras. Tanto as fibras quanto a água ajudam a corrigir o fluxo intestinal. Se o seu cão estiver sofrendo com prisão de ventre, inserir o melão na dieta pode resolver esse problema.

Mas os benefícios do melão não se resumem a isso. Ele também contém poderosos antioxidantes, como os bioflavonoides, que ajudam a preservar as células dos cães da ação de radicais livres, impedindo, assim, o surgimento de diversas doenças e retardando o envelhecimento. Melões também possuem poucas calorias, o que é excelente se você achar que o seu cão está tendo problemas com obesidade.

Além disso, o melão possui outros nutrientes essenciais para manter a saúde dos cães. Entre as vitaminas, destacam-se a vitamina A, essencial para visão, e as vitaminas do complexo B, que ajudam o sistema nervoso e o sistema cardiovascular. Já entre os minerais, podemos encontrar o ferro, o cálcio, o fósforo e o magnésio em boa quantidade no melão.

Cachorro pode comer semente de melão?

Depois de apresentarmos todos esses benefícios do melão, você, com certeza, já deve ter se convencido a oferecer essa fruta para o seu amigo de quatro patas. Porém, como tudo que se refere à alimentação e, portanto, à saúde canina, isso não pode ser feito de qualquer maneira.

Ofereça o melão sem as sementes. O organismo dos cães tem dificuldade em digerir essa parte e, além disso, as sementes podem ficar presas em algum ponto do caminho, por exemplo, nos dentes do seu cachorro.

Cachorro pode comer casca de melão?

Assim como a semente, a casca não é bem digerida pelos intestino dos cachorros. Então, não se esqueça de retirar a semente e a casca no momento de oferecer esse alimento ao seu pet.

É importante, também, saber que o melão, assim como outros vegetais, deve servir apenas como um suplemento à alimentação canina, nunca deve ser a parte principal. Portanto, tome cuidado para que o melão não substitua a ração do seu pet, nem faça ele perder a vontade de comê-la. Procure fornecer a fruta como petisco, apenas uma vez ao dia.

Outro bom motivo para não exagerar na dose do melão é a grande quantidade de água e fibras que ele contém. Como dissemos, esses nutrientes agem no intestino do cães. Caso eles exagerem demais no consumo, podem surgir problemas como a diarreia. Por isso, se eles já estiverem com um intestino muito ativo, então o melhor é que não comam melão.

Sendo assim, desde que esses pequenos cuidados sejam tomados, o melão com certeza será uma excelente opção para variar a dieta do seu cão. Lembre-se, os cães, assim como todos nós, adoram uma novidade, ainda mais se ela for tão deliciosa e saudável como o melão.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *