Cachorro pode comer mexerica?

Cachorro pode comer mexerica?

Cachorros podem comer mexirica? A resposta para essa pergunta é sim, mas alguns cuidados devem ser tomados ao dar esta fruta para o seu cachorro
Pit Bull branco

Se você está lendo este artigo, é porque muito provavelmente já passou pela experiência de estar comendo uma mexerica e o seu cachorro te pedir para comer também, mas você não tinha certeza se podia dar ou não. Se você é amante de mexericas e o seu amigo de quatro também parece ser, não se preocupe. Cachorros podem comer mexerica.

Mas vá com calma. É preciso tomar alguns pequenos cuidados na hora de fornecer essa saborosa fruta para o seu pet. Neste artigo nós vamos te explicar quais são eles e também quais os riscos que o consumo de mexerica pelos cães pode envolver.

Pode dar mexerica para cachorro?

A mexerica, também conhecida como tangerina ou bergamota, dependendo da região do Brasil, é uma das frutas mais consumidas por aqui. Seu sabor é semelhante ao da laranja, mas costuma ser um pouco mais azeda e ser mais fácil de consumir em gomos.

Os nutrientes da mexerica são semelhantes aos da laranja. Ela também é uma fruta cítrica, rica em vitamina C. E todos nós já sabemos como a vitamina C é essencial para o nosso organismo. Porém, o que muitos não sabem é que ela também faz bem para o organismo dos cães, exercendo neles funções muito semelhantes.

A vitamina C ajuda o sistema imunológico, participando da produção de células que atacam os germes invasores. Além disso, a vitamina C cumpre um papel importante como agente antioxidante, retardando a deterioração das células e, consequentemente, o envelhecimento. Sim, fornecer mexerica e outros alimentos com vitamina C pode trazer esses grandes benefícios para a saúde do seu cão.

Outra vitamina presente em grande quantidade na mexerica é a vitamina A, que ajuda na saúde dos olhos e é importante para que os cães enxerguem à noite. E entre os minerais, é possível encontrar boas doses de cálcio, importante para que os cães tenham ossos rígidos, e de potássio, que é essencial para o funcionamento muscular.

Mexericas podem, ainda, ser benéficas para os cães devido ao baixo nível de calorias. Se o seu amigo de quatro patas estiver, por exemplo, sofrendo com problemas de obesidade, não tenha medo de dar mexerica para ele. Isso, inclusive, é bastante recomendado, já que a mexerica aumenta a sensação de saciedade.

Por fim, cabe citar que mexericas são ricas em fibras alimentares, que ajudam no funcionamento do intestino dos cães e também atuam controlando os níveis de colesterol ruim no sangue.

Cachorro pode comer a casca da mexerica?

Depois de saber que a mexerica possui tantos nutrientes importantes para a saúde do seu cão, você certamente já se decidiu por incluir essa fruta na dieta dele. Porém, antes de fazer isso, você precisa ficar por dentro dos cuidados que devem ser tomados ao dar mexerica para o seu cachorro.

Por serem animais naturalmente carnívoros, os cães não estão muito acostumados a digerir vegetais. E, quando se trata de frutas como mexericas, é necessário saber que algumas de suas partes são especialmente difíceis para o organismo canino digerir.

Por isso, lembre-se de retirar a casca, as sementes e aquele miolo branco da mexerica antes de dar para o seu pet. A casca, especialmente, pode ser bastante prejudicial, pois seu excesso de acidez pode irritar a pele ou as mucosas dos cães.

E, por mais que a mexerica seja em geral uma fruta segura para os cães, lembre-se de moderar na dose fornecida. Como citado, mexericas são ricas em fibras, que aceleram o funcionamento do intestino. Especialmente, se o seu cachorro já estiver com diarreia, o recomendado é excluir a mexerica da dieta dele.

Por fim, lembre-se de se manter informado com o seu veterinário sobre as necessidade nutricionais e as particularidades da alimentação do seu cão. É raro, mas pode ser que alguma condição de saúde impeça o seu amiguinho peludo de desfrutar as delícias da mexerica.