4 doenças que afetam o sistema nervoso dos cães

O sistema neurológico dos cães pode ser gravemente afetado por essas doenças. Veja quais são, os sintomas e o que fazer

Dachshund preto deitado

O sistema nervoso de um animal coordena a atividade dos músculos, monitora os órgãos, constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações. Os principais centros do sistema nervoso são o cérebro e a medula espinhal. Os neurônios e os nervos são integrantes e desempenham papéis importantes em tal coordenação. Qualquer condição que afete a conexão entre esses pontos e o resto do corpo é chamada de distúrbio neurológico. Essas condições são mais comumente causadas por doenças, lesões ou outras anormalidades relacionadas à saúde.

Por isso, é preciso proteger o cãozinho da melhor maneira. Além disso, é importante entender que qualquer distúrbio neurológico que afeta o sistema nervoso pode ter um impacto no bem-estar de um animal de estimação e só podem ser tratados por um profissional. Se você ficou curioso para entender mais sobre o assunto, continue acompanhando o nosso artigo até o final.

Doenças que afetam o sistema neurológico dos cães

Epilepsia

A epilepsia em cachorro é o transtorno neurológico mais comum, afetando cerca de 2,5% dos cães. O quadro é uma condição que geralmente se mantém durante toda a vida, causando convulsões repetidas ou ataques epilépticos. Existem chances de cura em alguns casos, mas para isso, é necessário um tratamento e acompanhamento junto ao veterinário.

Cinomose

A cinomose é uma doença muito difícil de ser tratada e existem poucos casos registrados que foram realmente curados. Nas fases mais tardias e avançadas, o sistema nervoso central do animal é atingido, causando tremores musculares que podem facilmente evoluir para crises de convulsões. Por isso é tão importante um diagnóstico ainda nas primeiras fases da doença.

Síndrome vestibular idiopática

A síndrome vestibular idiopática ocorre quando existe alguma falha no funcionamento do sistema vestibular do cão, responsável por garantir o equilíbrio e a orientação espacial do animal, evitando quedas e vertigens, por exemplo. A causa dessa doença é desconhecida, mas ela atinge um considerável número de cães em qualquer idade.

Hidrocefalia

Hidrocefalia é um tipo de alteração congênita causada pela inadequada circulação do líquido cefalorraquidiano, que ao acumular-se, promove aumento do volume e consequente dilatação dos ventrículos cerebrais. Pode ser congênita ou adquirida, e as raças mais predispostas são aquelas de cão de pequeno porte e em idade avançada. A doença afeta de maneira rápida o sistema nervoso dos peludos, logo, é importante ter muita atenção.

Sintomas de doenças neurológicas

Os sinais mais frequentes de que o sistema nervoso do seu amigo de quatro patas está comprometido são:

  • Desorientação;
  • Ele pressiona com frequência a cabeça em objetos;
  • Incapacidade de usar um ou mais membros do corpo;
  • Dor, que pode ser indicada por vocalização (latidos ou uivos), sensibilidade ao toque e / ou mudanças de comportamento;
  • Convulsões
  • Fraqueza repentina ou inexplicável e / ou tropeço;

Algumas mudanças de comportamento, como girar ou pressionar a cabeça, são imediatamente perceptíveis e podem exigir atendimento de emergência. Outros podem ser intermitentes e levar horas ou dias para serem reconhecidos. Mas no geral, assim que o sistema nervoso é atingido por conta de alguma doença, é possível identificar.

Como lidar?

Infelizmente, existem alguns distúrbios neurológicos para os quais não há cura ou tem um custo proibitivo, como no caso da cinomose. Por isso, o melhor a se fazer é levar o animal ao veterinário para que ele comece um tratamento para viver de maneira mais confortável.

A maioria das medicações conseguem reduzir os sintomas das doenças neurológicas, dando uma melhor qualidade de vida ao pet. Jamais hesite em levar o seu bichinho com frequência ao médico veterinário.

Comentários