Cachorro pode comer mamão? Veja os prós e contras

Na dúvida se o seu cachorro pode comer mamão? A resposta é sim. Veja nesse artigo os benefícios do mamão para os cães e como dar a fruta da maneira correta.
Cachorro comendo mamão no prato

O mamão é uma fruta muito saborosa e bastante benéfica para os humanos. Da mesma forma, os benefícios do consumo do mamão são parecidos para o organismo do cão.

Neste artigo, nós vamos te mostrar por que introduzir o mamão na dieta canina é seguro e bastante saudável. Além disso, nós vamos te ensinar qual a melhor forma de fazer isso, de modo a evitar os possíveis malefícios (sim, eles existem, mas são pouquinhos).

Pode dar mamão para cachorro?

O fato de o mamão agradar ao paladar da maioria dos cães já deveria ser um bom motivo, não? Na verdade, nossos amiguinhos peludos adoram alimentos doces como o mamão, e se forem frescos então, eles fazem a festa.

Mas não é apenas devido ao seu sabor que o mamão é uma excelente opção para diversificar a dieta canina. Seus nutrientes também são dignos de nota, uma vez que o mamão contém bastante água, o que o torna uma excelente opção para hidratar os cães nos dias mais quentes. Essa mesma água, juntamente com a grande quantidade de fibras alimentares, faz com que o mamão seja de grande auxílio no funcionamento do intestino.

O mamão ainda auxilia na digestão de proteínas no organismo, graças a uma enzima chamada papaína. Devido a isso, o mamão é recomendado inclusive para cães com gastrite, uma doença que dificulta a ação das enzimas que o organismo já possui. A papaína também é um poderoso antioxidante, ajudando a conter a deterioração das células e, dessa forma, retardando o envelhecimento.

O mamão também é rico em vitaminas, sobretudo a vitamina A (que é essencial para a boa visão dos cães, especialmente a visão noturna) e a vitamina C (que ajuda no funcionamento do sistema imunológico e também tem efeito antioxidante). Além disso, alguns minerais muito benéficos são encontrados no mamão, a exemplo do potássio, que traz benefícios para os músculos dos cães, e o cálcio, que é essencial para a rigidez dos seus ossos.

Outra característica interessante do mamão é o seu baixo nível calórico. Isso faz com que ele possa ser consumido mesmo por aqueles cães que têm tendência à obesidade. De modo semelhante, por não conter muitos açúcares, o mamão pode ser ingerido por cães diabéticos ou que sofrem com o excesso de glicose.

Cachorro pode comer casca de mamão?

Não! Ofereça o mamão sem a casca, ela é potencialmente tóxica e pode trazer sérios problemas para a saúde do seu pet.

Além disso, é preciso moderação no consumo da fruta. Ela realmente pode trazer muitos benefícios para a saúde canina, porém, em doses exageradas, todo benefício pode se tornar um malefício, não é mesmo?

Isso se aplica perfeitamente à ação do mamão sobre o intestino. Bem, toda criança que já exagerou no consumo da fruta sabe quais são as consequências disso. De modo semelhante, porções muito grandes de mamão podem acelerar demais o trânsito intestinal dos cães. E se eles já apresentarem algum problema de saúde relacionado, como diarreia, o melhor é cortar o mamão da dieta.

100 gramas por dia de mamão já são suficientes para satisfazer o paladar do seu cão e fornecer os grandes benefícios dessa fruta à saúde dele. Mais que isso, como já dissemos, pode ser um pouco perigoso para o trânsito intestinal.

Cachorro pode comer semente de mamão?

Como as sementes não são facilmente digeridas pelos cães, é necessário retirá-las antes de oferecer o alimento. Uma sugestão é cortar o mamão em pequenos cubos e oferecer em conjunto com outros alimentos, ou mesmo misturado com a ração convencional.

Desde que sejam tomadas essas simples medidas, inserir mamão na dieta do seu amigo de quatro patas é, não apenas seguro, mas muito vantajoso. Se você ainda não experimentou, aproveite para experimentar agora. O seu cachorro certamente vai adorar.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *