Avalanche de baba: 10 raças de cachorros que babam muito

Algumas raças estão mais propensas à babar mais do que outras. Separamos 10 raças que têm algumas características em comum.

A salivação excessiva em cães é um problema comum que pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo predisposição genética, problemas dentários, ansiedade, estresse, calor excessivo, excitação ou ingestão de alimentos inadequados.

Enquanto todos os cães babam em certa medida, algumas raças são conhecidas por terem uma tendência natural a produzir mais saliva do que outras, o que pode resultar em uma experiência um tanto “escorregadia” para seus donos. A salivação excessiva pode ser incômoda para os proprietários, especialmente se levar a manchas na roupa, móveis ou pisos.

Certamente, esse “defeito” é irrelevante quando se pensa em todas as qualidades dos cães como companheiros dos humanos, mas não deixa de ser uma questão a se prestar atenção. Afinal, por que os cães babam e por que algumas raças tendem a babar mais?

Por que os cães babam

As razões por trás da salivação nos cães não são nenhum mistério. Por exemplo, assim como nós, os cães produzem saliva para a digestão. Boa parte dela ocorre ainda na boca do animal, e a saliva ajuda a quebrar componentes microscópicos no alimento e a formar um bolo que desce facilmente na garganta. E, também como os humanos, cães também babam de desejo por comida.

Além disso, a saliva também é útil para regular a sua temperatura corporal e, em dias ou regiões mais quentes, os cães tenderam a babar mais. Porém, a salivação também pode estar ligada a questões emocionais, pois os cães babam quando se sentem ansiosos ou estressados.

A saliva excessiva pode também ser sinal de algum problema de saúde, especialmente infecções bucais ou dificuldades de digestão. Por isso, se o seu cão estiver babando mais que o normal, talvez o melhor seja procurar a ajuda de um especialista.

Os campeões de saliva

Como você deve imaginar, algumas raças estão mais propensas a babar do que outras, e é sobre elas que trataremos na lista abaixo. Como você verá, as 10 raças tratadas aqui têm algumas características em comum. A principal delas é a pele cheia de dobras e pelancas no focinho. A razão é muito simples: com uma pele mais flácida na região da mandíbula (no queixo), a saliva não encontra uma barreira natural e acaba escorrendo.

Por outro lado, a baixa resistência a clima mais quentes também pode levar algumas raças a produzir mais saliva, como uma forma de regular a temperatura corporal. Agora vamos aos campeões de saliva.

10 de 10

Bulldog Francês

Bullldog francês

Assim como seu parente inglês, o bulldog francês também produz bastante saliva. Eles também são cães braquicefálicos e tendem a sofrer com o calor. Por outro lado, a raça possui um aspecto mais ativo, que o diferencia do bulldog inglês.

A pele do seu focinho é menos flácida e suas orelhas são eretas e mais pontudas.


09 de 10

Cane Corso

Cane Corso

O cane corso é um gigante que impõe bastante respeito. A raça é muito usada como cão de guarda em alguns países e lembra um pouco o pit bull na aparência. Porém, ele tem como uma de suas marcas a pele enrugada e caída no queixo.

Como você deve imaginar, o cane corso produz bastante saliva, mas nem por isso ele deixa de ser um cão atento e pronto para o combate.


08 de 10

Basset Hound

Basset Hound

Assim como o bloodhound, o basset hound possui um faro muito apurado. Na verdade, muitos o consideram o melhor cão farejador do mundo. Eles são baixinhos e muito calmos, mas estão sempre dispostos a seguir os cheiros que encontram no ambiente.

E isso, claro, pode fazer com que você encontre a saliva do basset hound por vários lugares da casa.


07 de 10

Fila Brasileiro

Fila Brasileiro

fila está entre as raças nacionais é o queridinho de muitos brasileiros. Isso deve, com certeza, ao seu temperamento bem particular: quase sempre bem tranquilo, não dispensa, no entanto, uma boa brincadeira junto da família, além de estar sempre disposto a defendê-la.

E como a maioria dos cães de focinho “pelancudo”, o fila brasileiro também produz bastante saliva, o que contribui muito na sua imagem de raça sossegada.


06 de 10

Boiadeiro de Berna

Boiadeiro de Berna cabeça.

boiadeiro de berna lembra um pouco o são bernardo e, assim como ele, também é originário dos Alpes Suíços. E apesar de ter um porte mais atlético e um temperamento mais ativo, a raça também baba com frequência, especialmente em climas mais quentes.

A raça é muito apegada à família e, apesar de serem protetores, não são muito recomendados como cães de guarda.


05 de 10

Boxer

Boxer

Diferente de outras raças aqui, o boxer produz bastante saliva mas jamais “dorme no ponto”. A raça é conhecida por seu alto nível de energia e animação. Sempre atentos a qualquer estímulo, os boxers adoram se divertir com a família, inclusive com as crianças.

Porém, sempre que enxergam uma ameaça, eles colocam toda sua força física e instinto de proteção a serviço dos tutores.


04 de 10

Bloodhound

bloodhound na grama

bloodhound, também conhecido como cão de santo humberto, pode até ter uma carinha de preguiçoso, mas a verdade é que a raça é conhecida como o melhor cão farejador que existe. Eles são inclusive bastante usados pela polícia de alguns países nessa função.

Ainda assim, a raça de fato costuma ter um temperamento mais calmo e produz mais saliva que a maioria dos cães.


03 de 10

Bulldog Inglês

Bulldog inglês

bulldog inglês é mais um exemplo de cão braquicefálico e que baba bastante. Além de ter a pele mais enrugada, o bulldog inglês tem um sistema respiratório que não ajuda muito. Nos dias mais quentes, a raça sofre bastante com o calor, e isso é perceptível através do excesso de saliva.


02 de 10

Dogue de Bordeaux

Dogue de Bordeaux com coleira.

O dogue de bordeaux não é uma raça muito conhecida no Brasil, mas faz bastante sucesso na Europa. Como em todos os cães braquicefálicos, a pele dessa raça costuma ser bem enrugada e “caída” na cabeça, e isso contribui para a grande produção de saliva.

Apesar do aspecto mais sossegado, possuem grande instinto de proteção e são muito usados cães de guarda.


01 de 10

São Bernardo

São Bernardo

são bernardo é um gigante muito querido por toda a família que o cria. Quem assistiu aos filmes do Beethoven, o representante mais famoso da raça, certamente se lembra que ela babava em tudo quanto era lugar. Talvez Hollywood até tenha exagerado um pouco, mas a raça na vida real também produz muita saliva.

Muito acostumados ao frio dos Alpes Suíços, os são bernardo tendem a babar ainda mais quando vivem em lugares mais quentes.


Babões, mas sempre atentos

Como você pôde ver nesse artigo, babar em geral é um comportamento bem normal entre os cães. Entretanto, algumas raças tendem a babar mais que outras. Para a maioria dos tutores, isso talvez não seja um problema realmente relevante. Prova disso é que as raças apresentadas aqui costumam ser muito queridas e até muito úteis na proteção da casa e da família.

Por outro lado, o excesso de saliva pode ser visto como um sinal de alerta. Cães que babam mais que o normal podem estar sofrendo com o excesso de calor, com doenças no interior da boca ou com dificuldades de digerir a comida. Além disso, a salivação pode indicar ainda que o seu cãozinho está estressado ou ansioso. Em todo caso, é sempre bom estar atento a qualquer comportamento fora do comum e, se necessário, procurar ajuda de um veterinário.

Comentários